Actividades

  • Construção de uma estação de compostagem escolar

A Estação de Compostagem é constituída no seu conjunto por dois compostores de maiores dimensões, em comparação com o compostor experimental. Esta estação destina-se a implantar em grande escala o hábito da compostagem na nossa escola, por parte do pessoal responsável pelo refeitório, no qual são produzidas enormes quantidades de resíduos orgânicos. Esta actividade resulta do sucesso alcançado no estudo que lhe antecedeu: "Actividade Experimental de Compostagem", tornando agora esta prática mais global e intrínseca à forma de como os resíduos orgânicos são tratados na nossa escola. A estação de compostagem é, provavelmente, o produto que ganhará mais visibilidade no final do nosso projecto. Para que esta construção fosse possível o grupo GreenPlayers contou com a preciosa ajuda da Câmara Municipal de Serpa, em especial, dos carpinteiros do Estaleiro Municipal, aos quais agradecemos. 

  • Actividade com os alunos do 7º Ano (18 de Março de 2011)


Esta actividade realizada pelo grupo GreenPlayers encontra-se integrada num conjunto de diversas actividades levadas a cabo por outros grupos de Área Projecto da turma do 12ºB. Vem no seguimento da necessidade de fazer passar a mensagem relativamente à preocupação que devemos ter pela gestão dos resíduos, em especial à faixa etária mais jovem. Esta actividade baseou-se em três momentos; uma abordagem ao tema do nosso projecto, explicando muito sucintamente em que consistia; exibição dos filmes realizados até ao momento e a realização de um Peddy Paper, dentro do recinto escolar, onde os alunos tinham que responder as várias perguntas relaciondadas com a temática do nosso projecto.


  • X Edição da Feira do Queijo (25,26 e 27 de Fevereiro de 2011)


O grupo GreenPlayers, à semelhança de outros grupos de Área de Projecto da Escola Secundária de Serpa, marcaram presença na X Edição da Feira do Queijo, que se realizou nos dias 25, 26 e 27 de Fevereiro de 2011. O grupo desenvolveu diversas actividades, sendo que a mais interactiva foi uma demonstração de compostagem. A Feira constitui um momento ideal para a projecção do nosso trabalho a uma escala superior àquele que alguma vez pensamos alcançar.
  • Palestra com os alunos do 9º A (8 de Fevereiro de 2011)

Esta palestra foi mais um momento de exposição do nosso trabalho e consciencialização da população mais jovem para este tema. Foi uma actividade proposta pela docente Sandra Costa, considerando o projecto um exemplo a seguir. Nela apresentou-se os resultados da Auditoria Ambiental, exibiram-se filmes e apelou-se à prática da compostagem



  • Reunião com membros da Câmara Municipal de Serpa

Esta actividade permitiu ao grupo apresentar o projecto à Câmara Municipal, expondo as necessidades do  grupo, nomeadamente no que diz respeito aos recursos a utilizar para a construção da Estação de Compostagem.

  • Participação no Conselho Eco-Escolas

O Conselho Eco-Escolas consiste numa reunião na qual estão presentes diversos representantes de diferentes entidades pertencentes à comunidade. Através da pareceria com o projecto Eco-Escolas os GreenPlayers aproveitaram este momento para dar a conhecer internamente o trabalho realizada, bem como apresentar os dados que foram recolhidos na Auditoria Ambiental. Nesta reunião estiverem presentes a Coordenadora do Projecto Eco Escolas, um representante da Câmara Municipal de Serpa, a representante do Pessoal não-docente, bem como um representante do Conselho Directivo da Escola Secundária de Serpa.


  • Auditoria Ambiental no âmbito do projecto Eco-Escolas 

O Projecto GreenPlayers tem a seu cargo a realização da Auditoria Ambiental, esta actividade encontra-se inserida no projecto Eco-Escolas, que a nossa escola vem a desenvolver. Esta auditoria tem como objectivo averiguar uma série de pontos que permitirão avaliar a preocupação ambiental existente na nossa escola. Dentro desta actividade, realizaram-se inquéritos a diferentes turmas, de modo a obter dados que nos ajudem a retirar conlusões no que diz respeito à preocupação ambiental dos alunos da nossa escola. As conclusões encontram-se nos documentos que podem ser lidos clicando nos links que se seguem:




O site do projecto Eco-Escolas pode ser visitado clicando no seguinte link: http://www.abae.pt/programa/EE/inicio.php

  • Fase Experimental de Implementação de um Compostor na Escola 

A implementação da prática da compostagem na escola é um dos objectivos alvo do projecto GreenPlayers, como tal foi  implementado um compostor experimental na nossa escola de modo a prever a viabilidade do mesmo. 
O local para a colocação deste foi escolhido estrategicamente, pois reúne as condições necessárias à prática da compostagem. Este compostor carece de um acompanhamento permanente da equipa GreenPlayers e conta com a colaboração das funcionárias do refeitório, que depositam os resíduos orgânicos essenciais para o processo da compostagem.



  • Participação na Semana Europeia da Redução de Resíduos 

O projecto GreenPlayers foi responsável pela participação da nossa escola nesta semana europeia. A sensibilização da comunidade à prática de atitudes para a redução de resíduos foi feita através da exibição de um filme na biblioteca e no bar da escola. O trailer e o filme, podem ser visualizados neste blog, no separador correspondente aos vídeos ou na nossa home.
O site da Semana Europeia dos Resíduos pode ser visitado no seguinte link: http://www.ewwr.eu/




  • Visita de Estudo ao Parque Ambiental da "AMALGA" 

A turma do 12ºB e do TGA (Curso Profissional de Técnico de Gestão Ambiental) realizaram uma vista de estudo ao Parque Ambiental da AMALGA, entidade responsável pelos resíduos na nossa região. Esta visita teve como objectivo conhecer o contexto de separação e tratamento dos resíduos. 
Está disponível para consulta o relatório desta visita de estudo, bem como a avaliação da mesma no separador documentos, deste blog. 
O site desta entidade, à qual agradecemos esta pareceria, pode ser visitado clicando no seguinte link: http://www.amalga.pt/


Sem comentários:

Enviar um comentário